sábado, 15 de setembro de 2012

Mensalão: Lula era o "chefe" do esquema, disse Marcos Valério


A revista “Veja” publicou na edição deste final de semana uma matéria que traz revelações sobre o esquema de financiamento para apoio político, que ficou conhecido como mensalão, em que Marcos Valério teria afirmado que Luiz Inácio Lula da Silva era o “chefe” do esquema.

De acordo com a publicação, a matéria foi produzida com declarações de pessoas próximas ao empresário. Valério teria comentado com parentes, amigos e sócios sobre um pacto com o PT para proteger integrantes do partido, onde passou a assumir responsabilidade por crimes que não havia cometido sozinho.

O empresário teria trocado seu silencio pela garantia de que teria uma pena leve, o que se mostra improvável na atual fase do processo, onde já foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por lavagem de dinheiro, corrupção ativa e peculato. Na sequencia do julgamento Marcos Valério ainda responderá por evasão de divisas e formação de quadrilha.

Pelo que foi veiculado, Valério teria revelado que Luiz Inácio Lula da Silva seria o “chefe” do esquema, e que teria se empenhado pessoalmente na coleta do dinheiro para o abastecimento do esquema. 

De acordo com a publicação, o montante seria muito superior aos R$ 55 milhões tomados pela SMP&B junto aos Bancos Rural e BMG. A monta do esquema seria de pelo menos R$ 350 milhões para o caixa do PT, por outras empresas. O valor é três vezes superior ao denunciado pelo Ministério Público Federal.
 O ex-presidente Lula além de liderar o esquema, ainda seria o fiador das operações. A parte do controle de contabilidade cabia a Delúbio Soares , o então tesoureiro do PT. 

Delúbio Soares, réu no processo do mensalão, administrava a contabilidade e possuía a missão de ajudar na captação dos recursos, além de definir quais políticos receberiam os valores. O ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, é quem liberava a operação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário: